10 Dicas para fazer da felicidade um hábito diário

10 Dicas para fazer da felicidade um hábito diário

O maior propósito que tem o ser humano nesta vida é ser feliz, mas talvez muito poucas vezes sabe como chegar a esta meta, pois se você deixar agobiar por situações adversas, em vez de tomá-las como um impulso para melhorar. Se você colocar obstáculos mentais.

É comum pensar que a felicidade trata-se de um resultado que deve saber, mas você deve saber que também é um caminho. Embora às vezes as situações do dia-a-dia contribuem para seu desânimo, há certas ações que você pode colocar em prática para melhorar não só o seu humor, mas também a sua atitude perante a vida.

1. Soa piegas, mas… escolha sempre um sorriso

Provavelmente parecerá um passo muito óbvio e até simples, mas quando se sumes a tristeza e a preocupação com a sua mente trabalha a mil por hora, pensando somente em tudo aquilo que você não tem ou tudo o que correu mal na sua vida.

Por impossível que pareça, você deve dar conta de que a vida é uma só e é demasiado curta para que você se sente para esperar que essa nuvem negra em cima de você se dissipe, por si só, e um raio de felicidade te ilumine. A primeira coisa que você deve fazer é propor-lhe estar melhor.

2. Reconhece as emoções positivas no momento

Mulher feliz sorrindo

Diz aquela frase que não sabemos o que temos até que o perdemos e, embora, muitas vezes, é utilizada para se referir a pessoas, a verdade é que se aplica a todas as situações de sua vida. Talvez você esteja acostumada a dar importância apenas para os grandes momentos de felicidade, daqueles que são muito óbvios; mas você deve treinar sua mente para que não deixe escapar os pequenos momentos de alegria ao longo do dia.

Não se deixe agobiar pelo excesso de passado nem o excesso de futuro que só te causar arrependimento e preocupação. Vive o presente.

3. Deixe-se levar pelo flow

Mulher no carro viajando na estrada

O flow se refere ao estado mental em que se sumes quando você está fazendo uma atividade que você gosta e você está tão concentrada em fazer isso que você perde a noção do tempo. Este é o ponto de equilíbrio entre realizar uma atividade para obter um certo resultado e o fato de apreciar o caminho, sem se preocupar tanto.

Procura a felicidade não se preocupar com o como, mais bem entendido que se trata de uma sensação que você deve desfrutar com calma.

4. Tome cuidado com o ambiente em que você está

Mulher feliz lendo

O ambiente em que se desenvolve têm um impacto directo no seu sentir e já quer que esteja, no trabalho, na escola, em casa ou convivendo com seu grupo de amigos, se você sentir que você está em um ambiente perigoso e hostil não pode cobrir as necessidades básicas que todo ser humano tem: amor e pertencimento.

Isso se afasta da felicidade, pois você estará o tempo todo preocupada, simplesmente pensando no que você se sente desconfortável e insegura.

5. Entre em contato com a natureza

Amigos na fogueira

Certamente já reparou que quando você sai de férias para acampar ou nadar na praia, o seu humor melhora muito e não só isso, senão que por esse momento todas as suas preocupações desaparecem como por arte de magia. Viver perto de espaços verdes ou ter contato com a natureza, melhora a saúde mental.

Além disso, está comprovado que passar tempo ao ar livre e exponerte à luz solar ajuda a absorver melhor a vitamina D, cuja deficiência está relacionada a um maior nível de depressão.

6. Cuide de seu corpo

Mulher feliz na natureza

Fazer exercício não só melhora a sua condição física, mas que também promove a felicidade ao liberar endorfinas, substâncias que melhoram o seu humor e te dá euforia, combatendo a depressão e o stress.

Se você não tem o hábito de fazer exercício, você pode começar com rotinas curtas. Outra ótima opção é sair e dar uma volta ao parque, enquanto que se você é uma pessoa que faz exercício regularmente, você pode tentar um novo esporte, aulas de dança ou ioga.

7. Faça algo de bom por alguém

Mulher fazendo yoga

Não me deixa mentir: quando comete um erro ou quando alguém faz algo errado (com ou sem intenção) o se lembrar pelo resto do dia. Pois o mesmo acontece com as boas ações. Há estudos que demonstram que ajudar os outros aumenta a sua satisfação ao dar-lhe um sentido.

Com isso, não só estará mudando sua própria mentalidade de uma forma positiva, mas que você dará um grão de areia no estado de espírito dos outros.

8. Aprenda coisas novas

Mulher ajudando a velha

Se quando você trata de pensar na última vez que você aprendeu algo novo e não consegue se lembrar de nada, é hora de sair de sua zona de conforto. A aprendizagem se faz bem, pois, se expõe a novas ideias e mantém sua mente alerta. Também ajuda a aumentar a sua confiança e fazer-te sentir que atingirmos os objectivos a que te propões.

Quando falamos de aprender, não nos referimos necessariamente a grandes coisas, pode ser uma palavra em outro idioma, técnicas de primeiros socorros ou de uma receita de cozinha. O chiste é mantê-lo motivado.

9. Lembre-se de algo e sorri

Mulher pintando

Quando se lembra de algo agradável ou divertido não pode evitar rir, certo? Seus pensamentos definem o seu estado de espírito do momento e até do seu dia, pois um sorriso começa um ciclo de feedback positivo, o que reforça a sua alegria.

Não importa se você se sente decaída e não tem vontade de pensar em momentos agradáveis, faça um esforço e você vai ver como essa nuvem negra em cima de sua cabeça vai desaparecendo pouco a pouco. Cultiva pensamentos positivos.

10. Cuide de suas relações

Mulher feliz sorrindo

É bastante comum que quando você entra no modo rotina, seja por causa das obrigações com os filhos, o trabalho ou a escola, não se esqueça de seus amigos, uma vez que, como o seu cérebro está totalmente focado nas responsabilidades, se parece impossível dar um break. O grande erro!

As relações são fundamentais para sua felicidade, pois, te dar amor e auto-estima; não te conformes com as conversas no Whatsapp ou Facebook. O mais saudável é que se tome um descanso de suas obrigações para ver seus amigos.